CONFIRA...



O PAPEL DOS ELETRÓLITOS NA HIDRATAÇÃO DE ATLETAS E SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Os animais, principalmente os que têm donos atletas - e são atletas por consequência -, também precisam de uma hidratação especial. O equilíbrio hidroeletrolítico é indispensável para o funcionamento do organismo do cão.


A médica veterinária Isabella Vincoletto, do laboratório Vetnil, alerta que além da água, que deve ser fresca e estar limpa, à disposição do cachorro, é importante fornecer um composto contendo sais eletrolíticos em situações de maior intensidade de exercício realizado. A simples administração de água fresca e limpa, não recupera o animal atleta por completo, pois é um líquido carente em potássio, sódio, magnésio e cloro, elementos importantes para o equilíbrio do organismo do animal. Também é importante um composto que contenha uma fonte energética, como por exemplo, a maltodextrina, que favorece a recuperação energética gradual do animal.

No verão os cuidados devem ser redobrados, porque os cães que praticam esporte tendem a ter um desequilíbrio hidro-eletrolítico, devido aos sais perdidos. Precisam, portanto, de um aporte maior de sais minerais e água devido à alta produção de calor corporal e perda de eletrólitos e água.

Os filhotes devem ser poupados de exercícios prolongados, pois uma desidratação pode levá-los à morte com maior facilidade. Outras situações, como o transporte e o estresse também merecem atenção. Todos estes fatores podem causar um desequilíbrio nas concentrações de sais minerais no organismo acarretando em desordens gerais nas mais variadas funções dos órgãos.



Mercado pet brasileiro marca forte representatividade no panorama global

Edição da Pet South America em 2011 mostra que indústria de produtos e serviços para animais de estimação está em contínuo crescimento e guarda expectativas promissoras para os próximos anos

Os pets deixaram de ser apenas parte da vida doméstica para obter um papel significativo na saúde e autoestima dos donos, que procuram, cada vez mais, oferecer cuidados especiais e diferenciados para seus fieis companheiros.

Sob esta perspectiva, o Brasil é um país extremamente próspero para este mercado. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet), foram registrados 98 milhões de animais de estimação em 2010, o que posiciona o país como o 4º maior do mundo em população total de pets e o 6º em faturamento. O valor do mercado pet brasileiro corresponde a R$ 11 bilhões e está atrás apenas da França, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.